Com o início da temporada de eleições para síndicos nos condomínios residenciais e comerciais da cidade de São Paulo, onde estima-se que haja cerca de 30 mil, uma empresa de administração condominial oferece algumas sugestões para que o condômino possa identificar o melhor candidato ao cargo em seu edifício.

Conforme José Roberto Iampolsky, diretor de uma empresa gestora de edifícios na cidade, os condôminos não só devem participar das eleições de síndico, como devem votar com muita consciência, pois um condomínio mal administrado pode trazer grandes prejuízos financeiros para o proprietário e desvalorizar o imóvel. Para ele, “basicamente, o candidato deve demonstrar que conhece o condomínio e suas necessidades, que tem tempo e disponibilidade para cumprir suas inúmeras funções e se relacionar com os moradores, alguma familiaridade com rotinas de administração geral e boa vontade em aprender, ouvir, servir e conciliar”.

Caso o postulante à vaga esteja concorrendo à reeleição, os condôminos devem avaliar a gestão atual, evitando mantê-lo no cargo por conveniência. “É preciso levar em conta alguns pontos: se o condomínio está ordem, se o orçamento está adequado, se as decisões que foram tomadas nas assembléias foram cumpridas devidamente e se o candidato tem novas e boas propostas”, alertou Iampolsky.

O profissional sugeriu a atenção do condômino quanto a alguns aspectos do candidato: Faz a linha “dono da verdade”? É do tipo megalomaníaco e adora gastar? É do tipo que não quer gastar nada, nunca? Está sempre ausente por que trabalha ou viaja demais?

O bom síndico

Segundo Iampolsky, o bom síndico deve ter metas e um cronograma para realizá-las; ser realista e não criar falsas expectativas; conhecer os condôminos sem invadir sua privacidade, pois sua função é administrativa, não de polícia; manter um “checklist” com todas as datas de vencimentos; estar bem assessorado administrativamente e, principalmente, saber gerir conflitos.

Síndico profissional

De acordo com o diretor da administradora, a função surgiu devido à dificuldade cada vez maior entre os condôminos para eleger um síndico, seja pela falta de candidatos ou por que o candidato não agrada a maioria. O síndico profissional é a pessoa que por seu conhecimento, formação e experiência pode administrar um condomínio como se fosse uma empresa, podendo trazer inúmeros benefícios e vantagens.

Quero ser síndico

Se você quer se candidatar a síndico, além cumprir os requisitos mencionados e ter consciência da responsabilidade e obrigações do cargo, leve em consideração alguns contras. “É comum vermos os síndicos desistirem da função por conta das reclamações de cônjuges e familiares com relação à atividade, por não serem reconhecidos pelos condôminos por mais que façam o trabalho bem feito e pela grande dedicação exigida”, contou o diretor. No entanto, para Iampolsky, há alguns ganhos. “Com uma boa administração, o síndico pode valorizar o seu patrimônio e até mesmo ter uma nova opção de atuação profissional. Além disso, há condomínios que isentam os gestores de parte ou valor integral da taxa condominial”, finalizou o diretor.

Fonte: SECOVI-PR