A falta de energia ou a atuação dos sistemas de segurança do equipamento podem ocasionar a retenção dos usuários em cabinas de elevadores. Nesses casos, uma fabricante desses equipamentos, a Atlas Schindler, orientou que o resgate só deve ser feito por técnicos de manutenção dos elevadores, pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável pela atividade. O primeiro passo para quem encontrar-se nessa situação, conforme a empresa, é utilizar o interfone para pedir à portaria que chame o técnico responsável pela manutenção dos elevadores. Se o equipamento não possuir esse dispositivo, o ideal é utilizar o botão de alarme para emitir um sinal sonoro.

A empresa alertou para que os ocupantes do elevador não aceitem jamais ajuda de pessoas não autorizadas, além de manterem a calma.

Para o fabricante desses equipamentos, os elevadores são ambientes seguros, não havendo risco de falta de ar. Em circunstâncias desse tipo o usuário deve apenas aguardar o resgate seguro. Tentar sair sozinho da cabina pode colocar em risco a segurança dos que se encontram retidos no equipamento, afirmou a empresa.

Quanto ao profissional do condomínio, ele precisa identificar em qual andar o elevador está parado, chamar o técnico ou órgão responsável para realizar o resgate e verificar se a chave de abertura da porta está em um local seguro, com acesso somente a pessoas autorizadas e capacitadas. Além disso, a orientação da empresa é para que acima de tudo ele deve acalmar o passageiro retido, informando que o socorro já está a caminho.

Fonte: Folha do Condomínio