Esta é a avaliação de Junzi Shimauti, diretor do Secovi-PR (Sindicato da Habitação) diante do desenfreado crescimento da criminalidade e do trânsito, que impede as brincadeiras de rua. O professor de educação física Carlos Gomes de Oliveira compartilha opinião complementar. “Estudos mostram que vários prédios oferecem condições melhores para as crianças brincarem, do que aquelas que moram em casas”, disse a ODiario.com.

No Paraná, a maioria dos condomínios residenciais tem ao menos uma quadra poliesportiva e um parque infantil. “Mesmo a infância sendo um período passageiro, muitos pais se preocupam com o lazer dos filhos pequenos e descartam condomínios sem quadras ou playgrounds. Eles preferem apartamentos que tenham área de lazer”, ressaltou o diretor do Secovi a ODiario.com.

Fazer com que os pequenos prefiram o parque aos equipamentos eletrônicos é, segundo Shimauti, outro desafio dos pais. “Se brinco, corro, jogo bola com meus filhos, eu passo um exemplo positivo. A possibilidade dele seguir esse modelo e preferir descer ao parque infantil para brincar com outras crianças, em vez de passar a tarde toda em frente ao videogame sozinho, é muito maior quando ele tem essa experiência positiva do contato com os pais”.

 

Fonte: Licita Mais