Entre as características que os imóveis comerciais precisam oferecer está a possibilidade de mudar o layout.

Além de estar em ruas movimenta- das da região central da cidade, sucesso dos comerciais depende de flexibilidade do layout das unidades

Há, em média, 2.700 imó­­­­veis comerciais dis­­­­poníveis para ven­­da e locação em Curi­­tiba, de acordo com estimativa do Sindicato da Habitação e Condomínios no Paraná (Se­­­­covi-PR). Para fazer sucesso com investidores e também com o consumidor final, essas unidades precisam apresentar três características prin­­cipais: boa localização, versatilidade para mudança do layout e estar rodeado por uma vizinhança capaz de atrair o público.

“O fundamental para o em­­­­preendimento que quer se prestar a ser comercial é a localização. Para qualquer ativida­­de, o endereço é como se fosse o cartão de visitas do local. Um endereço privilegiado faz diferença, tanto para o investidor, que poderá exigir mais pela ocupação do local, como para o consumidor final, que depende do endereço para garantir os clientes”, comenta o diretor regional da Rossi, Gustavo Kosnitzer.

Em Curitiba, as regiões do Batel, Água Verde, Portão, São Francisco, Rebouças, Cen­­tro Cívico, Seminário e Vila Izabel são os bairros mais assediados para receber esse tipo de empreendimento, de acordo com pesquisa da Associação dos Di­­rigentes das Empresas do Mer­­cado Imobiliário no Pa­­raná (Ademi-PR).

Além disso, os imóveis comerciais mais recentes também aliam a localização com a flexibilidade do layout. Um andar corporativo pode se transformar em várias salas e uma sala pequena pode, sem dificuldade, integrar o espaço vizinho. “A unidade comercial precisa servir a todo tipo de uso. Tem de ir da loja ao consultório. A dinâmica das empresas e profissionais liberais demandam espaço que podem ser modificados”, analisa o diretor.

Ar-condicionado e estrutura para a instalação elétrica e hidráulica que podem ser acessadas com facilidade para reformas podem encarecer o projeto, mas são garantia de locação mais rápida. “Há o acréscimo de valor, mas aí a sala pode ser usada por um dentista ou por um advogado”, exemplifica o diretor. O preço do metro quadrado de um imóvel comercial, para venda, está em média R$ 2.557, de acordo com o Secovi.

Vizinhança

Outro fator que garante o sucesso do espaço comercial é o que está por perto do imóvel. “Serviços diferenciados, que garantem maior fluxo de pessoas são capazes de dar vida própria para um empreendimento ou região. Por isso, vemos que uma tendência dos imóveis comerciais é a oferta de unidades em edifícios que reúnem espaços corporativos, salas e residenciais. “Os prédios de uso misto devem ser a tônica dos comerciais. São espaços sustentáveis onde, por exemplo, a garagem dos moradores, que ficaria vazia durante o dia, pode ser usado pelos lojistas nesse período”, comenta.

Prioridades

O que os comerciais precisam oferecer?

- Boa localização

- Flexibilidade de layout

- Vizinhança com serviços diversificados

 

Fonte: Gazeta do Povo