Do total de imóveis residenciais alugados por uma grande imobiliária na cidade de São Paulo, em 2011, três em cada quatro inquilinos eram jovens com menos de 40 anos de idade. O levantamento entre os clientes da locadora de imóveis foi feito com base nos contratos novos de aluguel. Ainda conforme a empresa, 30% dos locatários tinham entre 20 e 30 anos, e 45%, de 31 a 40. As pessoas com 41 a 50 anos de idade responderam por 19% das novas locações, e apenas 6% dos inquilinos estavam acima de 50 anos.

A pesquisa também apontou que mais da metade dos imóveis alugados pelos inquilinos paulistanos era de dois dormitórios com espaço entre 51 e 80 m². Do total de novas unidades alugadas em 2011, 83% foram apartamentos. O valor médio do aluguel ficou em R$ 1,8 mil, e 55% dos inquilinos utilizaram fiadores como garantia da locação.

“A faixa mais jovem da população geralmente passa por uma experiência com casa ou apartamento alugado antes de adquirir o primeiro imóvel. Antigamente, muitas pessoas passavam a vida inteira como inquilinas, mas o crescimento da economia e do poder aquisitivo, aliado ao aumento da oferta de crédito, facilitou a compra de imóveis”, afirmou Roseli Hernandes.

Fonte: Folha do Condomínio