“Não há nada que mais apavore um engenheiro que um desabamento. Além dos prejuízos enormes, muitos deles são impagáveis, como a perda de vidas”. A frase é do engenheiro civil e empresário, diretor da Construtora Frechal, Marcelo Silveira. Sua preocupação está relacionada à falta de conhecimento dos proprietários de imóveis na hora de realizar uma reforma. Para ajudar a evitar acidentes, como os que ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo no início deste ano, o profissional falou sobre os cuidados que o inquilino ou dono de um apartamento precisa ter com paredes e mudanças na estrutura da própria casa ou escritório.

As dicas são baseadas num trabalho realizado com mais de 3,7 mil famílias moradoras de unidades construídas pela empresa. Nas visitas aos empreendimentos concluídos, o empresário informou que a construtora está motivando mudanças no Regimento Interno, que visam o conhecimento de administradores e síndicos sobre possíveis alterações na estrutura dos prédios. A seguir, uma entrevista a respeito com Marcelo Silveira.

Qual a primeira dica de segurança na reforma de um empreendimento?

Marcelo Silveira - Primeiro é preciso educar a população, mostrar que as edificações não são eternas, apesar de termos esta sensação. Elas precisam sim de manutenção e cuidados que vão desde a estrutura a detalhes técnicos. O problema é que as pessoas querem economizar, mas esquecem que vão economizar se tiverem um profissional qualificado que vai saber o melhor material e mais em conta. Afinal a saúde do apartamento representa o cuidado com a própria família, porque é onde vivemos.

Por onde começar uma reforma? 

Marcelo - Há uma norma brasileira sobre este assunto lançada em 2011, a NBR 14037/2011, que estabelece requisitos mínimos para elaboração e apresentação de conteúdos a serem incluídos no manual de uso, operação e manutenção em edificações. Esta norma sujeita todos os profissionais a cumpri-la, para que os proprietários cuidem e sigam um manual de tudo o que ele precisa atentar. Todo proprietário que compra um imóvel novo, por exemplo, deve receber este manual para que ele saiba o que pode fazer e como fazer. O ideal é sempre procurar um profissional.

É normal um imóvel novo apresentar rachaduras? 

Marcelo - É preciso considerar que a edificação é feita por materiais diferentes: estrutura de concreto, bloco cerâmico ou de concreto e janelas de alumínio, portanto, podem acontecer fissuras ocasionadas por dilatação destes materiais, que se comportam diferentemente. Não é normal que apareçam fissuras no início do empreendimento, mas podem acontecer. Já as rachaduras indicam um problema de estrutura e são mais raras. O ideal é chamar a construtora responsável e pedir a revisão.

Como são provocadas as fissuras? 

Marcelo - As fissuras são pequenas trincas que não têm risco de desabamento ou de perigos estruturais. Geralmente são causadas pela variação térmica e podem ser facilmente concertadas.

Como saber que a estrutura do empreendimento está segura? 

Marcelo - As empresas mais organizadas cumprem as normas porque o responsável técnico da edificação é responsabilizado por tudo que acontece seja em uma edificação pública ou privada. Ele tem obrigação de seguir rigorosamente as normas brasileiras sobre este assunto. Se existe uma falha na estrutura é preciso chamar o responsável técnico para que ele possa avaliar o risco.

Quem mora em condomínio deve se preocupar com todo prédio, mesmo sendo proprietário de um único apartamento? 

Marcelo - É uma preocupação geral porque pode afetar a todos. Um exemplo é a Construtora Frechal que está propondo aos síndicos dos empreendimentos e às administradoras de condomínio para que alterem os regimentos internos, exigindo que todas as reformas sejam apresentadas para o síndico com solicitação de aprovação. É importante que o condomínio saiba o que está acontecendo na sua estrutura. Quem está fazendo e o que está fazendo.

 

Fonte: Folha do Condomínio.