Para uma administradora de edifícios de São Paulo, a segurança preventiva dos condomínios está diretamente ligada à mudança de hábitos de síndicos, moradores e funcionários. A empresa levantou 10 grandes erros primários de comportamento, que devem ser evitados para não expor os edifícios a riscos desnecessários (veja relação abaixo).

Segundo a Lello, descumprir as próprias normas estabelecidas pelo condomínio é a primeira atitude a ser banida, com multas se necessário, pois desestrutura qualquer sistema de segurança. Outro erro muito comum é em relação ao controle de acesso para a garagem. “O profissional de portaria não pode querer identificar o veículo, mas especialmente quem está dentro do veículo. E, na dúvida, não abrir o portão”, afirmou o gerente de Relações Humanas da empresa, José Maria Bamonde (foto).

De acordo com o profissional, por vezes os condôminos não se preocupam em observar o movimento das áreas internas do condomínio através do circuito de TV. Tal atitude, explicou Bamonde, pode comprometer todo o investimento em equipamentos de segurança. Além disso, conforme o gerente, é comum que as pessoas, ao chegar próximo do edifício, esqueçam de verificar se há estranhos nas imediações ou mesmo se os funcionários de vigilância e portaria estão devidamente posicionados.

Outro equívoco básico é o morador entrar no condomínio juntamente com o visitante. “As visitas devem passar sempre por um sistema de identificação, por mais incômodo que esse procedimento possa parecer”, afirmou o gerente da administradora. Da mesma forma, ele explicou, que nunca o condômino deve pedir ao porteiro que permita a entrada de alguém que ainda não tenha de fato chegado. A visita deve ser anunciada ao morador na hora.

Angélica Arbex, gerente de Marketing da administradora, apontou outro erro crasso, que segundo ela, deve evitado ao máximo: porteiros deixam seu posto, ainda quer por poucos minutos, sem nenhuma cobertura. “A presença de equipamentos como rádio e TV nas portarias também é incorreta, pois pode tirar a atenção do profissional. Apenas um monitor com imagens do circuito de câmeras deve ser mantido”.

Por fim, disse que é preciso romper com duas outras práticas corriqueiras e absolutamente arriscadas: deixar as chaves do apartamento ou do carro na portaria e repreender funcionários que causem algum transtorno justamente por cumprir as normas de segurança do condomínio.

Atitudes que comprometem a segurança do condomínio

- Desrespeitar as normas de segurança pré-estabelecidas;

- Porteiro abrir o portão da garagem ao identificar apenas o carro, sem verificar quem está no interior do veículo;

- Morador não observar o movimento nas áreas comuns do condomínio pelo circuito de TV antes de sair da unidade;

- Ao chegar ao condomínio, não verificar se há estranhos nas imediações.

- Entrar no prédio juntamente com visitantes;

- Autorizar o porteiro que libere antecipadamente a entrada de uma visita que ainda não chegou;

- Funcionário deixar a portaria vazia, sem cobertura de outro profissional;

- Equipamentos de rádio e televisão na portaria;

- Morador deixar as chaves do apartamento ou do carro na portaria e

- Condômino repreender funcionário que cumpre uma norma de segurança.

 

Fonte: Folha do Condomínio