Uma empresa paulista encontrou no mercado de prédios sustentáveis uma alternativa para reduzir os custos com o ar condicionado: uma tinta refletiva, que isola o calor e evita o aquecimento do imóvel. A tinta reflete 99% dos raios solares se aplicada nos telhados dos prédios.

Os empresários José Faria e Antônio Storani investiram R$ 1 milhão na fábrica, que produz a tinta tecnológica, já existente fora do Brasil. “O produto já existia nos Estados Unidos, com desenvolvimento Nasa, para aplicação aeroespacial, naves. Hoje nós fizemos melhor, pegamos essa tecnologia e aplicamos em vários segmentos de negócio”, explicou Storani ao G1.

A tinta refletiva pode ser aplicada em qualquer material: aço, alumínio, madeira e plástico. Em um projeto recente iniciado pela empresa, a previsão é de reduzir em até 30% o custo mensal de R$ 120 mil feito por um shopping center para manter os aparelhos de ar condicionado ligados.

De acordo com a GBC Brasil, uma ONG que certifica os edifícios verdes, o Brasil é hoje o quarto país do mundo em empreendimentos sustentáveis, com 43 construções e mais de 400 em processo de certificação.

Fonte: Licita Mais