Dependência de empregada vazia permite ampliar outros cômodos – uma solução adotada por muita gente. A mudança pode gerar de escritório a uma nova lavanderia, mas a maioria prefere uma cozinha maior.

Comuns nos empreendimentos imobiliários até uns 10 ou 15 anos atrás, os quartos de empregada são raros nos lançamentos atuais. A mudança não é só de projeto, mas cultural – é cada vez mais raro encontrar uma família que contem com um empregado doméstico que dorme no serviço. Com isso, quem, tem essa dependência em casa tem investido em mudanças, para dar novas funções a esses preciosos metros quadrados.

“A preferência hoje em dia é por contratar diaristas”, confirma o arquiteto Keiro Yamawaki, sócio-diretor da Proa Arquitetura. “Com isso, esse espaço da casa passa a ficar livre para novos usos.” Ele conta que muitos clien­­tes buscam essa opção e a decisão do que o quarto de em­­pregada vai virar depende da localização dele em relação aos outros cômodos. Se estiver próximo a outro quarto, pode ser feita uma ampliação do espaço ou projetado um closet. Se a parede de banheiro do quarto de empregada fizer divisa com um corredor ou outro quarto, é possível dispor de um novo lavabo ou mon­­tar uma nova suíte. De­­pen­­dências de empregada que ficam perto da cozinha e da lavanderia costumam ser usadas para acréscimo desses espaços.

“Hoje as pessoas ficam menos tempo em casa, então é interessante usar bem todo o espaço disponível”, considera o arquiteto Ra­­fael Baglioli, da Arquinove Arquitetura. De acordo com ele, é possível perceber que os clientes têm predileção por ampliação das áreas próximas à cozinha. “Como hoje ninguém dispõe da sala de jantar e recebe con­­vidados na cozinha mesmo, vemos que esse é o interesse prioritário da dependência de empregada nas casas que ainda contam com esse cômodo”, diz.

Outro uso recorrente do espaço é para os escritórios em casa – ou home offices, no jargão dos arquitetos. “A economia de espaço físico e do deslocamento também leva as pessoas a buscarem uma opção para trabalhar em casa. Nesses casos, o quarto da empregada vira espaço para es­­crivaninhas, computador e li­­vros”, comenta Baglioli.

Organização

Outro uso para o espaço da dependência de empregada é comportar armários para ajudar na organização. A arquiteta Gilvana Macedo, da Pro Arquitetura, transformou o quarto de empregada da cliente em rouparia. “Usamos o espaço para guardar roupa de cama, co­­bertores, travesseiros, toalhas. Foi ótimo fazer a reforma, porque o local antes estava desorganizado e servia como simples depósito”, conta a bióloga Romine Bach­mann Pigozzo, proprietária de um apartamento com cerca de 30 anos que foi reformado. De acordo com ela, a reforma foi simples e, nos móveis novos, foram gastos cerca de R$ 5 mil.

O investimento em móveis novos pode dar um novo uso ao cômodo sem depender de reformas e mudanças bruscas. “Às vezes a mudança não depende de grandes reformas. Remodelar com móveis ou um novo sofá, por exemplo, já é suficiente. O importante é dar um novo uso para o local e aproveitar o espaço da casa integralmente”, justifica a arquiteta Ellen Marques, da Due Arquitetura.

Hobby

Um ateliê novinho em folha

O quarto de empregada de um apartamento com mais de 20 anos, no Bigorrilho, em Curitiba, se transformou em um moderno ateliê de costura. A arquiteta responsável pelo projeto, Calina Mussi, conta que a cliente queria transformar o quarto sem uso em um espaço onde pudesse exercer seu maior hobby: criar e costurar roupas para crianças. “Por isso, investimos em armários funcionais, para guardar tecidos e outros instrumentos. As máquinas foram dispostas em uma bancada e a idéia de colocar muitas cores foi para conferir ao ambiente um ambiente mais descontraído”, explica.

Novos usos

Dependendo da localização e do espaço, veja algumas opções de transformação para o quarto de serviço:

- Despensa: se os armários da cozinha não são suficientes, a despensa pode abrigar mantimentos e eletrodomésticos;

- Sala de televisão: se o espaço puder abrigar um sofá e tiver distância su­fi­­ciente para a instalação da televisão, é possível montar um canto confortável;

- Escritório ou ateliê: ele pode abrigar computadores, máquinas ou equipamentos para pintura ou costura, por exemplo;

- Quarto de brinquedos: um espaço para deixar os pequenos livre para brincar;

- Rouparia: armários para roupas de cama, mesa, banho e travesseiros, além de peças pouco utilizadas;

- Lavanderia: uma extensão da lavanderia para varais, lavadoras e secadoras de roupa, além dos apetrechos para passá-las;

- Closet: armários para guardar roupas, sapatos e também munido de espelhos para ajudar na produção.

Fonte: Gazeta do Povo