Diferente de muitas iniciativas no mercado, uma construtora, com sede na cidade de São Paulo, tem entregado seus empreendimentos residenciais com medidores individuais de água e gás, prontos para leitura visual. O sistema permite inclusive a instalação para medição remota. A empresa informou que o objetivo é oferecer a seus clientes dispositivos que permitam o consumo menor de água nos edifícios. Nessa direção o mercado já oferece bacias sanitárias com volume reduzido e torneiras com redutores de vazão.

Segundo Flávio Braga, engenheiro civil e diretor técnico da Marques Construtora, “o comum no mercado é a construtora preparar a infraestrutura e o morador ficar responsável por concluir o processo, o que custaria para ele cerca de R$ 1.200,00”, disse.

Sistema facilita detecção de vazamentos

Além de evitar a distorção em relação ao consumo efetivo e o valor pago, a instalação de medidores individuais possibilita aos condôminos um maior controle, visando à economia e a utilização responsável da água. “O sistema beneficia o meio ambiente ao proporcionar a redução do consumo e facilita a detecção de vazamento, gerando economia para o bolso, já que o morador paga o valor real utilizado”, ressaltou Vitor Marques, outro diretor da construtora.

Em edifícios mais antigos, a conta de água é rateada entre todos os moradores. Sendo que um casal paga o mesmo que uma família com muitos integrantes.

Em tempos de tanta discussão sobre ações de sustentabilidade é importante ressaltar, ainda, que todo processo de medição que envolva um monitoramento do consumo é ambientalmente positivo por criar condições para que cada morador passe a ter um controle maior sobre o uso da água. “A começar por reduzir o tempo de banho – um dos principais vilões do consumo e dos gastos com energia, entre outros”, concluiu o diretor técnico da empresa.

Fonte: Folha do Condomínio